Almada: escolas privadas lideram rankings do ensino básico e secundário

As escolas privadas continuam a ocupar os lugares cimeiros dos rankings em Almada. O concelho apresenta grandes disparidades na classificação entre escolas públicas e privadas, especialmente acentuadas no ensino básico.

 

O Colégio Campo de Flores, na Caparica, é uma vez mais a escola melhor classificada do concelho de Almada no ranking dos estabelecimentos de ensino secundário relativo a 2019 elaborado pelo jornal Público, em parceria com a Católica Porto Business School. Com uma média de 13,5 valores nos exames do ano passado, o colégio privado surge no 19º lugar a nível nacional, tendo subido dez posições comparando com o ano anterior.

Já o Externato Frei Luís de Sousa, localizado no centro de Almada, caiu 20 posições para o 120º lugar. Ainda assim, o estabelecimento privado continua a ocupar a segunda posição do concelho, tendo obtido uma média de 11,3 valores.

As escolas públicas de Almada surgem a grande distância, aparecendo no ranking a partir do 229º lugar, ocupado pela Escola Secundária Cacilhas – Tejo. Segue-se a Escola Secundária Emídio Navarro, em 245º, a Escola Secundária Daniel Sampaio, em 264º, e a Escola Secundária Romeu Correia, em 282º. Os restantes estabelecimentos de ensino do concelho só surgem já no lote superior ao 300º lugar. 

Duas das escolas apresentam mesmo uma média negativa: trata-se da Escola Básica e Secundária Francisco Simões, (528º lugar), e a Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes (566º), que apresentam médias de 9 e 8,3 respetivamente. No seu conjunto, a média dos exames nacionais das escolas do concelho de Almada, no ensino secundário em 2019 foi de 10,42 valores.

 

Grandes disparidades no ensino básico

No que diz respeito ao ensino básico, o Colégio do Vale, na Charneca de Caparica, é o mais bem classificado de Almada, ocupando o 51º lugar. O colégio é acompanhado no top 100 pelas outras duas escolas privadas do concelho: o Colégio Campo de Flores e o Externato Frei Luís de Sousa (75º e 78º lugares respetivamente).

A escola pública com melhores resultados no ensino básico do concelho é a Escola Secundária Emídio Navarro (123º lugar), seguida de perto da Carlos Gargaté (168º). A fechar o ranking encontram-se duas das escolas localizadas em contextos menos favorecidos: a Escola Básica da Trafaria, (1016º, com uma média de 2,11). Quanto à Escola Básica do Miradouro de Alfazina, no Monte da Caparica, é única do concelho com média inferior a 2 (média de 1,71). No seu conjunto, o concelho de Almada apresenta uma média geral de 2,92 valores no ensino básico.

 

Mais 2 mil desempregados em Almada desde o início da pandemia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *