Os recentes fenómenos meteorológicos extremos trouxeram para o centro do debate as fragilidades do concelho de Almada perante este tipo de ocorrências. O sinal mais visível foi a sucessão de derrocadas nas arribas, mas os impactos não ficaram por aí: as tempestades agravaram a erosão costeira e aceleraram a perda de resiliência das praias da Costa da Caparica.
Inês de Medeiros pede “medidas governamentais excecionais que assegurem soluções definitivas de habitação" para os moradores forçados a abandonar as suas habitações.
Desde o início dos episódios de instabilidade das arribas provocados pelas sucessivas tempestades, um total de 476 pessoas foram retiradas das suas habitações no concelho de Almada. Deste conjunto, 225 foram alojadas com o apoio da autarquia, informou a agência Lusa.
O mais recente...
Derrocada deixou soterradas três casas cujos moradores já tinham sido retirados pelas autoridades.
Um novo deslizamento de terras ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 17 de fevereiro, na Costa da Caparica, deixou três habitações soterradas e levou à retirada preventiva de 30 moradores de edifícios vizinhos, informou a Proteção Civil.
De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal, citado...
Autarquia já realojou cerca de 230 pessoas, admitindo que em muitos casos “não será possível regressar às habitações”.
A Câmara Municipal de Almada vai criar uma “task force municipal” destinada a acompanhar os efeitos das recentes tempestades no concelho, bem como preparar as reparações necessárias e antecipar situações futuras.
A medida, anunciada esta segunda-feira, dia 16 de fevereiro, em reunião camarária, surge na sequência dos danos...
Autarquia sublinha a necessidade de uma resposta prolongada para a arriba da Costa de Caparica.
A Câmara de Almada está a ultimar um pedido a enviar ao Governo para que seja decretada a situação de calamidade no concelho, anunciou esta sexta-feira, 13 de fevereiro, a presidente da autarquia, Inês de Medeiros, sublinhando a necessidade de uma resposta estrutural e duradoura para a arriba da Costa...
Autarquia de Almada assegurou o realojamento de 160 dos moradores retirados do Porto Brandão.
Um total de 400 pessoas foram evacuadas do Porto Brandão, em Almada, na sequência do risco de deslizamento de terras. A informação foi avançada no final da tarde de quarta-feira, dia 11 de fevereiro pelo comandante nacional da Proteção Civil, Mário Silvestre, que explicou, em conferência de imprensa, que a entidade...
Risco de nova decorrada nas arribas motivou a decisão de retirada dos moradores, não sendo ainda conhecido o número de pessoas afetadas. Transporte fluvial foi suspenso.
A localidade de Porto Brandão, no concelho de Almada, encontra-se esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, a ser alvo de um processo de evacuação total, devido ao agravamento do risco de deslizamento de terras nas arribas.
Neste momento, a situação...
Uma pedra de grandes dimensões deslizou durante a madrugada, o que motivou a evacuação dos moradores.
Mais de três dezenas de pessoas foram retiradas, na madrugada desta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, de edifícios situados na Costa da Caparica, no concelho de Almada, na sequência de um novo deslizamento de terras na arriba fóssil.
A ocorrência verificou-se durante a madrugada, quando uma pedra de grandes dimensões...
Militares recomendam aguardar a melhoria das condições meteorológicas antes de avançar com intervenção na arriba.
O Exército entende que, de momento, não existem condições de segurança para intervir com equipamento pesado na arriba de São João da Caparica, onde no sábado um deslizamento de terras obrigou à retirada de 35 moradores de três edifícios junto à arriba fóssil.
Uma equipa da Direção de Infraestruturas esteve no...
Mostra elaborada por alunos da Università della Svizzera italiana vai estar em exibição até 21 de fevereiro.
O Fórum Romeu Correia, no centro de Almada, acolhe até 21 de fevereiro a exposição “Lisboa, Margem Sul: O Estuário no Centro”, da autoria dos alunos da Università della Svizzera Italiana / Acaddemia di Architettura.
A mostra, elaborada no ano letivo 2024/25, contém propostas para diversos locais da margem...
Com a entrada em funcionamento da ferramenta, todos os pedidos na área do urbanismo passam a ser efetuados por via digital.
A Câmara Municipal de Almada (CMA) lançou esta segunda-feira, 9 de fevereiro, uma plataforma digital para receção e análise dos processos de urbanismo. Com esta nova ferramenta, deixa de ser necessário deslocações aos serviços municipais para entregar projetos em papel, CD ou pen, informou...
Desde o deslizamento de terras na arriba do Olho de Boi, em Almada, que os moradores do bairro permanecem praticamente isolados. A situação agravou-se com a avaria do elevador panorâmico e o reaparecimento de buracos no Cais do Ginjal, o que deixou como única alternativa as escadas junto à Boca do Vento.
Alberto Quaresma, morador do bairro do Olho de Boi, percorre com o olhar...
Nova vaga de precipitação atinge Almada quando os solos já estão saturados pelas chuvas recentes.
Almada entra novamente em Alerta Laranja na madrugada de sexta-feira para sábado, 7 de fevereiro, devido aos efeitos previstos da depressão Marta, que irá provocar precipitação persistente e por vezes forte, vento intenso e agitação marítima significativa, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso Laranja para...
Medida visa reforçar a prevenção e a resposta da Proteção Civil devido à instabilidade nas arribas, taludes e edifícios causada pelas sucessivas tempestades.
A Câmara Municipal de Almada (CMA) decidiu decretar a Situação de Alerta em todo o concelho, a partir desta quinta-feira e até ao dia 13 de fevereiro, na sequência das condições meteorológicas adversas e dos efeitos das sucessivas tempestades que têm atingido...
Risco de cheia leva ao encerramento da frente ribeirinha. Junta de Freguesia pede prudência e respeito pela sinalização.
A circulação na zona ribeirinha da Trafaria foi interdita na tarde desta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, na sequência de um alerta emitido pela Proteção Civil que aponta para um elevado risco de cheia e inundação nas áreas junto ao rio.
"A zona da muralha da Trafaria encontra-se interdita,...
Frentes ribeirinhas e marítimas e estado de fragilidade das arribas são as principais preocupações no concelho de Almada após a passagem da depressão Leonardo.
Pelo menos seis famílias foram realojadas em Almada na sequência do mau tempo: duas no bairro do Segundo Torrão, na Trafaria, e quatro na Azinhaga de Formosinho. O balanço foi feito pela presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de...