anuncio-farmacia-sobreda
19.8 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Urgência de Obstetrícia do Garcia de Orta em risco de fechar

Depois da urgência pediátrica, também a urgência de obstetrícia do Garcia de Orta está em risco de fechar durante a noite, alerta o Sindicato Independente dos Médicos.

 

A urgência de obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, poderá encerrar durante a noite já a partir da próxima semana devido à falta de médicos. O alerta foi dado pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM), num comunicado no qual manifesta “profunda preocupação pelo facto de a maternidade do Hospital Garcia de Orta estar em contingência nas próximas semanas”. A situação ganha gravidade numa altura em que outras maternidades da região de Lisboa e Vale do Tejo também “estão nos seus limites”.

O SIM aponta o dedo ao Conselho de Administração do Hospital, “cuja única preocupação” é, para o sindicato, “criar dificuldades ao trabalho do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia”, que se encontra “muito desfalcado e pressionado pelas centenas de milhares de pessoas a que tem de responder”.

De acordo com o sindicato, em vez de serem tomadas as solicitações e medidas de reestruturação face à Covid-19 que visavam a reabertura pós-estado de emergência, “foram tomadas medidas sem o conhecimento ou a participação dos elementos do serviço, descredibilizando o seu papel”  e colocando “muitas vezes em causa a segurança dos profissionais e dos doentes”. 

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

“As escalas dos meses de junho e do mês de agosto prevêem a incapacidade do serviço de estar aberto durante a noite”, avisou Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do SIM, em declarações à TVI, defendendo a contratação de mais médicos e a criação de condições para essas contratações. 

Recorde-se que no passado dia 4 de junho, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul acusou o conselho de administração do Hospital Garcia de Orta de gestão autocrática, na sequência da demissão do diretor de Ginecologia e Obstetrícia, “por delito de opinião”, tendo solicitado a intervenção do Governo. Na altura, a Ordem dos Médicos manifestou igualmente preocupação e pediu explicações à administração, destacando as dificuldades sentidas naquele serviço nos últimos anos.

O risco de encerramento da urgência de obstetrícia surge numa altura em que se mantém o encerramento à noite da urgência pediátrica, situação que se arrasta desde Novembro. Por isso, o SIM pede “medidas para evitar a destruição do serviço, tal como ocorreu com a pediatria”.

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
alma-da-folk

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
alma-da-folk

Artigos Relacionados

Almada assinala “Dia Municipal para a Igualdade” com cinema, desporto e debates

Programação ocupa vários espaços do concelho, numa iniciativa que pretende promover a igualdade e...

“Alma.da Folk” traz tradições populares ao Salão de Festas da Incrível Almadense

Festival dedicado à música folk e à celebração das tradições populares decorre este fim...

A Voz aos Almadenses: “Por uma Charneca de Caparica mais limpa, segura e bem cuidada”

Ruas mais limpas e seguras não só irão melhorar o bem-estar dos residentes, como...

Festa do Cinema Francês regressa a Almada com cinco filmes (e traz Amélie Poulain)

Obras são exibidas no Auditório Fernando Lopes-Graça de 14 a 18 de outubro. "O...