Quinta-feira, Março 28, 2024
Cultura

Nova temporada traz Peter Kleinert de regresso à Companhia de Teatro de Almada

Escrita por William Shakespeare há mais de 400 anos, a comédia “Noite de Reis” será um dos pontos altos da nova temporada da Companhia de Teatro de Almada (CTA). O espetáculo, que terá subido ao palco pela primeira vez em 1602, satiriza os bons sentimentos humanos, apresenta-se em Almada entre 17 de Abril e 17 de Maio. A obra contará com música ao vivo, como é habitual nas criações do diretor alemão Peter Kleinert, que regressa a Almada depois de ter encenado em 2018 “A boa alma de Sé-Chuão”, de Bertolt Brecht.

Para além de Shakespeare, Elfriede Jelinek, Ferenc Molnár ou Jonathan Swift são os autores de outras das criações que a Companhia de Teatro de Almada, residente do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), coloca em cena nesta temporada de 2020, cuja programação foi apresentado com a presença do diretor artístico da CTA, Rodrigo Francisco, e da presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros.

A abrir a nova temporada estará “Viagem de Inverno”, escrita pela austríaca Elfriede Jelinek (vencedora do Prémio Nobel da Literatura). Crítica da sociedade contemporânea, a peça estreia a 24 de Janeiro na Sala Experimental do TMJB, prolongando-se até 23 de Fevereiro. A encenação estará a cargo de Nuno Carinhas, na primeira vez que o ex-diretor do Teatro Nacional São João, no Porto, dirige um espetáculo em Almada.

 

Dança e música enchem o palco em 2020

As raízes andaluzas do poeta Federico García Lorca serão o mote para “Romancero Gitano”, outro dos momentos mais esperados para este ano no TMJB. Interpretado pela aclamada atriz catalã Núria Espert (vencedora do Prémio Princesa das Astúrias para as Artes), o espetáculo sobe ao palco a 7 de Março.

Em Outubro, é a vez do diretor artístico da CTA, Rodrigo Francisco, dirigir “Prelúdio ao Rei Lear”, um texto do dramaturgo húngaro Ferenc Molnár com base no clássico de Shakespeare que se estreia em solo nacional.

A terminar o ano, destaque ainda para um espetáculo dirigido aos mais novos: o clássico do irlandês Jonathan Swift, “Gulliver”, com encenação de Teresa Gafeira.

Pensado para público variado, o programa para este ano do Teatro Municipal de Almada inclui ainda espetáculos infantis e de dança. Na música, o destaque vai para o projeto Tais Quais (que junta Tim, Vitorino e Celina da Piedade, entre outros), que se apresenta a 22 de Fevereiro e para a dupla Camané e Mário Laginha, que partilham o palco a 26 de Setembro.

 

education-mrec

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *