10.4 C
Almada

Almada abre centro de testes à Covid-19

Nota: Este artigo tem mais de seis meses, podendo estar desatualizado.

 

Primeiro centro de despiste à Covid-19 em Almada abre no dia 8 de Abril. Até ao momento, o concelho contava apenas com uma área de tratamento a funcionar na USF do Pragal.

 

A partir desta quarta-feira, dia 8 de abril, Almada passará a contar com uma Unidade de Despiste à Covid-19, que irá funcionar na Escola Básica Rogério Ribeiro, no Pragal. O novo centro de rastreio vai realizar testes apenas a utentes com prescrição médica do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e mediante marcação obrigatória, informou a Câmara Municipal de Almada.

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/coronavirus/covid-19-centro-de-testes-em-almada-muda-de-instalacoes/

A unidade terá capacidade para fazer 30 testes diários, número que “poderá aumentar”, dependendo da “capacidade do país”, indicou ao ALMADENSE o diretor executivo do ACES Almada Seixal, Alexandre Tomás.

Trata-se do primeiro centro de testes a operar em Almada, uma vez que até à data o concelho contava apenas com uma área dedicada à avaliação e tratamento de doentes com Covid-19, instalada na USF do Pragal onde “não estão a ser realizados testes” indicou ainda Alexandre Tomás.

A nova unidade de despiste é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Almada (CMA) e o ACES Almada-Seixal, e surge no âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Além da cedência do espaço, a autarquia assegura ainda as questões logísticas para o funcionamento deste centro, mobilizando funcionários e outros serviços municipais.

Na primeira semana de atividade do novo centro de despistagem, os testes vão realizar-se apenas nos dias 8 e 9 de abril (entre as 14h e as 18h). A partir de 13 de abril,  os testes serão feitos de segunda-feira a sábado, no mesmo horário. Os serviços laboratoriais serão assegurados pelo laboratório Germano de Sousa, tendo sido contratualizados pelo SNS. As marcações podem ser feitas através de contacto telefónico: 932 007 691 ou via email: covid19.almada@germanodesousa.com.

Até ao momento, o concelho de Almada regista 130 casos confirmados de infecção por Covid-19, e duas vítimas mortais. Trata-se do número mais elevado do distrito de Setúbal, onde existem 441 infetados. A nível nacional, os casos aumentaram 6% nas últimas 24 horas, para um total de 12.442. De acordo com os números divulgados pela Direção-Geral de Saúde, até esta terça-feira faleceram 345 pessoas em Portugal vítimas de Covid-19, mais 34 do que no dia anterior.

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
almacoop-anuncio

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Depressão Marta: Almada sob alerta laranja devido a precipitação, agitação marítima e vento

Nova vaga de precipitação atinge Almada quando os solos já estão saturados pelas chuvas...

Almada decreta Situação de Alerta em todo o concelho até 13 de fevereiro

Medida visa reforçar a prevenção e a resposta da Proteção Civil devido à instabilidade...

Circulação interditada na zona ribeirinha da Trafaria

Risco de cheia leva ao encerramento da frente ribeirinha. Junta de Freguesia pede prudência...

Seis famílias realojadas em Almada devido ao mau tempo

Frentes ribeirinhas e marítimas e estado de fragilidade das arribas são as principais preocupações...