Amianto será retirado de 15 escolas de Almada

Programa do Governo destinado a remover amianto em escolas de todo o país conta com 60 milhões de euros, procedentes de verbas comunitárias. Saiba quais as escolas de Almada incluídas na lista.

 

A Escola Secundária Cacilhas-Tejo ou a Escola Básica Carlos Gargaté, na Charneca de Caparica, são duas das 15 escolas do concelho de Almada de onde o amianto será retirado. A iniciativa resulta de um programa do Governo, que pretende intervencionar 578 estabelecimentos de ensino em todo o país, incluindo escolas da rede pública da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário.

Com uma dotação de 60 milhões de euros, procedentes de fundos comunitários, o plano será executado até ao início do próximo ano lectivo, aproveitando o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia de Covid-19.

Assim que foi conhecida, a iniciativa do Governo foi saudada por associações ambientalistas, como a ZERO e o Movimento Escolas Sem Amianto (MESA) que há anos lutam pela remoção do amianto das escolas. No entanto, as entidades receiam que a verba anunciada seja insuficiente para assegurar a remoção do produto em todos os estabelecimentos indicados e no tempo proposto. Lembram também que, para além das escolas, a legislação portuguesa obriga à identificação da totalidade de edifícios, equipamentos e infraestruturas públicas e privadas que contenham amianto.

“É o resultado de uma luta de mais de ano e meio, que juntou muitas dezenas de agrupamentos de escolas e tantas outras pessoas e organizações preocupadas com o estado dos respetivos equipamentos escolares”, afirmou André Julião, coordenador MESA, citado em comunicado. O responsável adiantou, contudo, ter dúvidas sobre se o valor envolvido será suficiente, “tendo em conta o número de escolas e o estado de degradação de algumas”.

A lista das escolas onde o amianto vai ser removido já foi publicada em Diário da República e inclui 15 estabelecimentos de ensino localizados em Almada:

 

Escola Básica Carlos Gargaté (Charneca de Caparica)

Escola Básica D. António da Costa (Almada)

Escola Básica da Costa da Caparica (Almada)

Escola Básica da Trafaria (Trafaria)

Escola Básica de Alembrança (Feijó)

Escola Básica do Miradouro de Alfazina (Monte de Caparica)

Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (Almada)

Escola Básica e Secundária Francisco Simões (Laranjeiro)

Escola Básica Elias Garcia (Sobreda)

Escola Básica n.º 1 da Trafaria (Trafaria)

Escola Básica n.º 3 da Trafaria (Trafaria)

Escola Secundária António Gedeão (Cova da Piedade)

Escola Secundária Daniel Sampaio (Sobreda)

Escola Secundária de Cacilhas-Tejo (Almada)

Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Pragal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *