anuncio-farmacia-sobreda
22.1 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Requalificação da Rua dos Pescadores adjudicada por 683 mil euros

Renovação da artéria localizada na Costa de Caparica deverá estar concluída até ao final do primeiro trimestre de 2021. Intervenção foi adjudicada por um valor 50% superior ao inicialmente previsto.

 

A requalificação da Rua dos Pescadores, na Costa de Caparica, vai finalmente avançar, após a adjudicação, aprovada na última reunião da Câmara Municipal de Almada, realizada a 28 de Agosto.

De acordo com a autarquia, a intervenção deverá estar terminada até ao final do primeiro trimestre de 2021, o que constitui “uma boa notícia para o concelho e para a Costa de Caparica”, sublinhou o vice-presidente da autarquia, João Couvaneiro.

Há muito desejada pelos moradores e por todos os que visitam a Costa de Caparica, a intervenção acabou por ser adiada depois do primeiro concurso público, lançado em Fevereiro por 466 mil euros (valor com IVA), ter ficado vazio. A Câmara lançou então um novo procedimento em Julho, que culmina agora com a atribuição da obra à empresa Vibeiras por um total de 683 mil euros.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

O valor investido pela Câmara na renovação da histórica artéria será, assim, quase 50% superior ao montante inicialmente previsto. A proposta contou com os votos favoráveis da CDU, embora a formação tenha questionado a autarquia sobre o incremento no valor em causa. “Era expectável que no quadro atual o sentido fosse o contrário”, afirmou o responsável, argumentando que as empresas deveriam “posicionar-se para assumir uma obra com este prestígio”, afirmou vereador José Gonçalves.

No entanto, aquilo que a Câmara tem verificado “no mercado da construção é que os preços ainda não baixaram”, indicou João Couvaneiro, fazendo referência também a todo o conjunto de procedimentos adicionais que as empresas têm que ter em contexto de Covid, que podem resultar num “aumento dos preços”.

 

Intervenção concluída na primavera

O projeto proposto para a Rua dos Pescadores prevê a aplicação de um novo pavimento com lajetas de betão (alternando entre o preto e o branco), e a colocação de mais árvores e de novos elementos de iluminação e de mobiliário urbano.

A artéria pedonal —por onde milhares de veraneantes passam todos os anos— vai ainda receber um pórtico em memória da Casa da Coroa, que ali existiu no passado. Também as esplanadas deverão ser modernizadas, com decks em madeira, estruturas em aço e coberturas transparentes em vidro ou acrílico.

O objetivo da Câmara é que, a partir da primavera de 2021, “uma nova realidade seja experienciada por todos os utilizadores desta rua, tão popular pela sua ligação entre o centro da cidade e a praia, as suas gelatarias e a sua diversidade e capacidade de integrar todos”.

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Festas-piedade

Últimas

PUBLICIDADE
cinema-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Jazz nas Vilas regressa à Sobreda com Gisela João em destaque no cartaz

Alinhamento musical inclui também o concerto de “Kiko & The Blues Refugees” e do...

Nos 50 anos da independência, Almada dedica uma semana a Cabo Verde

De 13 a 20 de setembro, Almada junta-se às celebrações dos 50 anos da...

Autárquicas 2025: Corrida à Costa da Caparica com novos rostos e dois independentes

Este ano, a disputa autárquica na Costa da Caparica ganha maior diversidade, com duas...

Festival Bluegrass na Trafaria: música e atividades gratuitas à beira Tejo

Festival comunitário vai transformar este fim de semana a Trafaria em vila musical. A...