Costa de Caparica: histórica Rua dos Pescadores vai ser renovada

Câmara de Almada vai investir 466 mil euros na requalificação da Rua dos Pescadores, na Costa de Caparica. O tempo previsto para a execução da obra é de quatro meses.

 

É uma das ruas mais emblemáticas da Costa de Caparica e em breve vai ganhar uma nova cara. A Rua dos Pescadores, que todos os anos se enche de veraneantes a caminho da praia, vai ser alvo de uma intervenção que pretende devolver-lhe a “dignidade e a importância que tem”. As palavras são da presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, presente durante a sessão de apresentação pública do projeto, feita esta quarta-feira no Auditório da Costa da Caparica.

A obra era há muito aguardada por residentes e comerciantes daquela freguesia e insere-se numa série de projetos de requalificação da Costa de Caparica. Depois do parque desportivo do Atlântico, inaugurado no Verão passado, é a vez da Rua dos Pescadores ser objeto de requalificação.

Assim, o projeto vai dotar a rua de um novo pavimento (com lajetas de betão em preto e branco), mais árvores e novos elementos de iluminação e de mobiliário urbano. A artéria, que continuará a ser pedonal, vai ainda receber um pórtico em memória da Casa da Coroa, que ali existiu no passado. Também as esplanadas deverão ser modernizadas, com decks em madeira, estruturas em aço e coberturas transparentes em vidro ou acrílico.

 

Obra será interrompida no Verão

Com um orçamento de 466 mil euros, a obra será faseada, sendo que a primeira etapa deverá começar “antes do início do Verão” adiantou ao ALMADENSE fonte da Junta de Freguesia da Costa de Caparica. Tendo em conta que é uma artéria muito frequentada nos meses de Verão, a mesma fonte garantiu que as obras não vão abranger esse período, pelo que os trabalhos “serão interrompidas a 15 de Junho e só recomeçarão a 15 de Setembro”, de forma a “não prejudicar a atividade económica”.

Durante as diversas fases da obra será possível continuar a circular na rua e aceder aos estabelecimentos comerciais: “mesmo em fase de obras haverá corredores de circulação e acesso aos estabelecimentos”, garante a Junta de Freguesia da Costa de Caparica. Quanto ao concurso público, será lançado “em breve”.

Desenhado em conjunto pela Câmara Municipal de Almada e pela Junta de Freguesia, após terem sido auscultados “todos os comerciantes da zona”, este é mais um projeto que visa melhorar o espaço público na Costa da Caparica. Para breve está prevista também a criação de um Museu Vivo dedicado à Arte Xávega, a tradicional técnica de pesca utilizada na região.

 

Vítor Cid (1964-2020), o fotógrafo que captou a realidade visual de Almada

2 Comentários sobre “Costa de Caparica: histórica Rua dos Pescadores vai ser renovada

  • Fevereiro 7, 2020 at 5:46 pm
    Permalink

    A Câmara e junta de freguesia estão de parabéns. Antes da rua marginal com os seus restaurantes uniformes era a rua mais frequentada da Costa da Caparica e por conseguinte é de facto a mais emblematica.

    Responder
  • Março 31, 2020 at 9:16 pm
    Permalink

    Se ficar como na foto é completamente horrivel, mais uma rua do concelho que devia ser Pitoresca e vai passar a ser uma coisa qualquer, não é isso que os Turistas procuram em Portugal.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *