15.4 C
Almada

Há três focos de Covid-19 na margem Sul, nenhum deles em Almada

Nove em cada dez novos casos são na grande Lisboa. Situação na região é “complexa”, admite a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas.

 

Nenhum dos três focos comunitários identificados pela Direção-Geral de Saúde na margem Sul do Tejo “se situa no município de Almada”, garantiu esta terça-feira a presidente da Câmara Municipal, Inês de Medeiros, num comunicado publicado na sua página de Facebook.

“Não se regista, até ao momento, nenhum surto preocupante no concelho”, esclareceu a edil, depois da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, ter anunciado a existência de três focos de Covid-19 na margem Sul do rio Tejo.

Admitindo que a situação na região de Lisboa “é complexa”, a responsável adiantou que “na área do agrupamento de centros de saúde Almada-Seixal existem três pequenos focos comunitários, com 32 casos positivos”.

- PUBLICIDADE -

Um desses focos situa-se no bairro da Jamaica, no Seixal, que conta com 16 casos confirmados de Covid-19, “que estão todos a ser acompanhados pelas autoridades de saúde da região”, explicou a diretora-geral da Saúde.

 

Número de internados é “animador”

De acordo com os dados divulgados pelas autoridades de saúde, esta terça-feira confirmaram-se mais 219 casos de infeção em todo o país, sendo que, destes, 211 foram notificados na área metropolitana de Lisboa e Vale do Tejo.

Ou seja, cerca de nove em cada dez novos casos são na região da capital, sendo que em Almada o total de infetados com Covid-19 se situa hoje em 352. Comparando com o início do mês de Maio, a subida no número de novos casos de infeção no concelho é de 54%, um crescimento muito superior ao do resto do país no mesmo período (23%).

Ainda assim, para Inês de Medeiros, a subida no número de contágios em Almada está a acontecer “de forma controlada”. De acordo com a autarca, o aumento dos casos de Covid-19 é também resultado “da campanha de testes” que está a ser levada a cabo no município.

“O importante são os números de internados e em particular nos cuidados intensivos. E esses são animadores”, adiandou a responsável, acrescentando, contudo, que “isso não invalida que tenhamos de cumprir todas as medidas de segurança”.

“Continuaremos sempre atentos e articulados, por forma a garantir uma informação sempre atualizada”, concluiu Inês de Medeiros.

- PUBLICIDADE -

Até ao momento, o concelho de Almada tem a lamentar oito vítimas de Covid-19, sendo que no resto do país o número ascende a 1342 mortos (mais 12 do que ontem).

 

https://www.almadense.pt/mais-43-casos-em-24-horas-almada-que-regista-terceira-morte-por-covid-19/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...